h1

eu amo berlim radicalmente!

11 d e novembro d e 2008

londres é são paulo, paris é o rio de janeiro, berlim definitivamente é belo horizonte.

antes de ir para berlim eu dizia a todos meus amigos que se o brasil inundasse eu me mudaria correndo pra londres. londres te impacta! é enorme, muita gente de tudo quanto é tipo e lugar. parece que todo mundo está muito ocupado fazendo coisas importantes (o que eu acho lindo, porque meu sonho era ter um trabalho “stressante” e que eu tivesse que ir muito chique!). é um pouco essa sensação que sp me causa e ao mesmo tempo que me fascina e não consigo me ver morando por muito tempo nessa situação!

paris, como o rio, é linda! é tudo tão perfeito que às vezes chega a ser irritante. e sinceramente: ô povo chato! reclamam de tudo e se acham a última coca-cola do deserto. Mas ao mesmo tempo existe uma atitude meio “falso gentil” que é muito interessante. toda loja que você entra as pessoas te cumprimentam  “bonjour!”, é nítido que eles têm uma preguiça infinita da sua presença, mas ao mesmo tempo é muito gracinha toda essa aparente cordialidade. no rio o fenômeno intrigante é essa intimidade imediata que as pessoas estabelecem umas com as outras, do tomador de conta do carro até o dono da empresa. isso me deixam um pouco chocada (em toda minha jacuzice mineira). eu sempre acho que as pessoas estão tentando me enganar, apesar disso eu acho foda esse desapego e essa facilidade em estabelecer algum tipo de contato sem quase nenhum constrangimento.

eu sei que esse é um post muito contaminado porque eu estou completamente encantada por berlim e adoro morar em bh. berlim é uma cidade grande, mas  tranqüila, com poucos pontos turísticos obrigatórios, é principalmente uma cidade pra se morar: com lojinhas, restaurantes gostosos, BARZINHOS COM MESA NA CALÇADA, comida farta e barata. enfim coisas cotidianas que fazem de bh e berlim lugares onde você se sente em casa. mas mais que simples similaridades estruturais e gastronômicas, até mesmo a atitude dos moradores das cidades são parecidas. não existe o riso fácil, as pessoas são cordiais, mas não se consideram íntimas logo de cara, há todo um jogo de cortejamento pra que um mineiro/alemão se torne seu amigo e levam-se anos pra que uma pessoa seja considerada intíma. (ou será que é só comigo, que além de mineira sou canceriana?)

acontece que em berlim, na maioria das lojas que eu e a cló entramos as pessoas nem se preocuparam em nos dar bom dia! por mais que eu entenda e admire essas atitudes germânicas/mineiras, às vezes o que a gente quer ouvir é um bonjour falso com cara de preguiça e uma piadinha com contornos de enganação e não o silêncio constrangedor! afinal de contas, às vezes a gente só quer existir!

Anúncios

6 comentários

  1. Beibe, nunca esperaria esse declaraçao de amor de bh, de sua parte..hehe

    gostei do conceito “a ultima coca-cola do deserto” e certamente cai bem para os cariocas.

    bjim!


  2. olha, bem esclarecedor, julia! não conheci a Alemanha, mas isso pode explicar porquê só fiz amizades com alemães quando morei fora.
    beijo


  3. mari!

    que feliz te ver por aqui! alemão é um povo fofo mesmo!

    e rafa,

    eu amo bh (não radicalmente), não gosto é da mineiridade impositiva!

    mas deve ser duro ser mineiro no rio! rs!


  4. só falta ser a capital artística do planeta…

    mas a gente chega lá né julia?


  5. chega sim fufu!

    vai ser no dia que sua música vai ser considerada música do presente! =]

    e a gente também pode mudar pra berlim né?!


  6. pode me colocar no pacote de berlim! amei só pelo que vc falou, e ainda mais quando vc diz q ninguem veio te dar um “bonjour” falso na loja, detesto vendedor conversativo!

    bj



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: